| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL PÁGINA 1
Desde: 28/08/2003      Publicadas: 55      Atualização: 20/03/2006

Capa |  CIDADE  |  COMUNICAÇÃO  |  CRÍTICA DA CRÍTICA  |  CULTURAL  |  ECONOMIA  |  EDUCAÇÃO  |  ENTREVISTAS  |  ERMELINO MATARAZZO  |  ESPORTES  |  GUAIANASES  |  HISTÓRIA  |  INFORMÁTICA  |  ITAIM PAULISTA  |  ITAQUERA  |  PÁGINA 1  |  POLÍTICA  |  SÃO MIGUEL  |  ÚLTIMAS


 CULTURAL

  28/04/2004
  0 comentário(s)


Nova edição do Projeto Formação de Público pretende levar teatro a 700 mil pessoas

No período 2001/2003, entre alunos e público espontâneo, cerca de 300 mil pessoas assistiram aos espetáculos oferecidos pelo Formação. Somente em 2004, com a ampliação do projeto para os CEUs, o projeto atingirá cerca de 300 mil pessoas diretamente na sala de espetáculos, mais 400 mil indiretamente.

Desde 2001, o Departamento de Teatro vem desenvolvendo o Projeto Formação de Público em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto conta com a apresentação de espetáculos, aulas, cursos e debates que envolvem jovens estudantes da rede municipal de ensino, professores e população em geral.

O Formação de Público tem se apresentado como inovador em matéria de atuação no campo da cultura e do teatro em particular.

Sua proposta não é apenas "levar" espetáculos para o público das escolas, normalmente situado fora do circuito de teatro da cidade, nem mesmo a de apenas "levar" este público aos espetáculos teatrais disponíveis. A idéia foi sempre a de "formar" esse público, isto é, além de apresentá-lo ao teatro e apresentar-lhe o teatro, fazer com que esta apresentação pudesse gerar uma necessidade ou abrir um caminho.


Em suma, a idéia é a de que o teatro passe a ser uma opção possível para este público, e estar ao seu alcance.

Com a inauguração dos CEUs - Centros Educacionais Unificados, percebeu-se uma nova perspectiva para a atuação do Projeto. As populações locais, extremamente carentes, perfilam platéias afins. E as condições técnicas oferecidas pelos teatros permitirão ao "Formação" uma ampliação do atendimento às escolas da rede municipal de ensino.

Somente no ano de 2003 o projeto atendeu 76 escolas. Com a expansão para os CEUs, em 2004 o projeto atenderá 336 unidades escolares, o que representa 80% da rede municipal de ensino na faixa etária atendida pelo projeto.

No período 2001/2003, entre alunos e público espontâneo, cerca de 300 mil pessoas assistiram aos espetáculos oferecidos pelo Formação. Somente em 2004, com a ampliação do projeto para os CEUs, o projeto atingirá cerca de 300 mil pessoas diretamente na sala de espetáculos, mais 400 mil indiretamente.

Para que o projeto possa se adaptar às exigências desta ampliação foi necessária uma reestruturação que implicou no aumento de recursos artísticos e humanos.

Para o pleno desenvolvimento do Formação foi necessária a contratação de 10 espetáculos teatrais especialmente selecionados, com curadoria coordenada pelo diretor teatral Gianni Ratto, coordenação pedagógica de Flávio Aguiar e orientação teórica de Flávio Desgranges e Luis Fernando Ramos.

Cada espetáculo selecionado é representativo de um amplo panorama do teatro paulistano, assimilado no projeto segundo três eixos temáticos, inter-relacionáveis: Teatralidade brasileira, Migração e Nordeste e Teatralidade contemporânea.

São dez grupos profissionais de altíssima qualidade que farão apresentações a partir de 27 de abril, às terças e quintas-feiras, sempre às 20h, para alunos das escolas atendidas pelo Projeto, e no último sábado de cada mês, às 20h, aberto ao público em geral. Inicialmente, os espetáculos ocuparão dez CEUs até o final de maio. A partir de junho, os espetáculos ocuparão um CEU diferente por mês, num total de seis unidades por espetáculo. No total estão previstas 600 apresentações ao longo do ano.


Para o atendimento dos 21 CEUs e das escolas do entorno em cada região, o Formação montou uma equipe que funcionará da seguinte forma:


- a coordenação geral do Projeto será exercida pela equipe do Núcleo de Projetos Especiais do Departamento de Teatro da SMC;

- a coordenação teórica será exercida pelo Professor Doutor Flávio Aguiar e a reflexão artística do Projeto será exercida pelo diretor Gianni Ratto, que atua na função de curador dos espetáculos participantes do Formação.

- o projeto contará com sete coordenadores de monitores que se responsabilizarão por três CEUs cada um. Um grupo de 42 monitores, contratados e capacitados especificamente para o Projeto atuará atendendo as escolas. Cada unidade dos CEUs contará com a presença permanente de dois monitores que se responsabilizarão, cada um, por oito escolas. Caberá ao monitor realizar as visitas a cada escola ao longo do ano preparando as visitas dos alunos aos espetáculos, onde atuará como mediador no debate dos alunos com o elenco, após os espetáculos, bem como promoverá a interação dos conteúdos dos espetáculos com o projeto pedagógico da escola.

- além da atuação nas escolas, os monitores ministrarão o curso intersecretarial aos professores inscritos no Projeto, que terá início no mês de junho e se prolonga por todo o ano. No curso, os professores terão contato com temas relacionados ao reconhecimento das práticas teatrais nas suas diversas formas. Esses instrumentos devem ser mobilizados em seguida, no desenvolvimento de atividades que terão por objetivo inserir a linguagem teatral como ferramenta pedagógica dentro das escolas. O curso terá periodicidade quinzenal e contará pontos para o plano de carreira do magistério.

- o Projeto conta ainda com dois orientadores que têm por objetivo realizar junto às equipes de monitores e coordenadores reuniões semanais para aprofundamento do estudo teórico, além de alterar ou atualizar os materiais pedagógicos que estarão servindo de apoio aos professores municipais que participarão desta etapa do Formação de Público.

- a equipe se complementa com os elencos e equipes técnicas dos espetáculos, que têm uma participação fundamental no projeto, envolvendo-se na reflexão dos caminhos propostos, estabelecendo um intercâmbio com as platéias, que envolve não só a apresentação do espetáculo, mas o próprio processo de criação e a história de cada grupo.

Para que o projeto fosse possível, cabe ressaltar a importância da parceria da Secretaria Municipal de Educação, e não só nas atividades estruturais, tais como a locação dos ônibus que viabilizam as visitas dos estudantes. A Secretaria é responsável pela interação do Formação com o Projeto Pedagógico da rede municipal de ensino.

Finalmente, agrega-se ao Programa os próprios CEUs, a partir dos quais o Projeto será irradiado, contando com suas equipes de coordenadores culturais, gestores e funcionários, que desde o ano passado vêm desenvolvendo um excelente trabalho de integração dos equipamentos com as populações do entorno, experiência de fundamental importância para a correta inserção do programa nas comunidades.

Números do Projeto Formação de Público
21 CEUs atingidos ao longo do ano;
336 escolas participantes;
10 espetáculos convidados;
600 apresentações;
Cerca de 300 mil espectadores recebidos nos teatros;
Cerca de 400 mil pessoas atendidas por ações do projeto nas escolas, tais como: cursos, debates, palestras e atividades relacionadas;
Cerca de 1 000 profissionais envolvidos diretamente: equipes das Secretarias da Cultura e Educação, orientadores, coordenadores, curador, monitores, elencos, equipes dos CEUs, coordenadores pedagógicos e professores.
4. 800 viagens de ônibus

Espetáculos Participantes
Biedermann e os Incendiários - Cia. São Jorge de Variedades
Bispo - João Miguel
Agreste - Cia. Razões Inversas
Beijo no Asfalto - Círculo dos Comediantes
À La Carte - Cia. La Mínima
Macbeth - Fábrica São Paulo
Mire Veja - Cia. do Feijão
Borandá - Fraternal Cia. de Artes e Malas Artes
A Mulher do Trem - Os Fofos Encenam
Casa de Orates - Grupo TAPA


Estréia dos Espetáculos
Dia: 27 de abril, às 20h
Local: CEUs

CEUs participantes
Alvarenga
Aricanduva
Butantã
Jambeiro
Jardim São Carlos
Parque Veredas
Pêra Marmelo
Perus
Rosa da China
Vila AtlânticaPeríodo das Apresentações


De abril a junho e de julho a novembro de 2004, sempre às terças e quintas, às 20h para alunos e professores das escolas inscritas, e o último sábado de cada mês às 20h para a comunidade em geral.

_____________________________________________________
Secretaria Municipal da Cultura
Assessoria de Imprensa
Karin Silvestre
tel.: 3224-0641 ou 3334-0001 ramais 2010 a 2015
  Web site: www.prefeitura.sp.gov.br  Autor: SMC


  Mais notícias da seção NOTÍCIAS no caderno CULTURAL
30/04/2004 - NOTÍCIAS - SEIS NOVOS GRUPOS DE TEATRO DE BONECOS
PROJETO DO GRUPO SOBREVENTO, PATROCINADO PELO PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO, LEVA TEATRO DE BONECOS, DE GRAÇA, A PRAÇAS E PARQUES DA ZONA LESTE, DURANTE SEIS SEMANAS ...
24/04/2004 - NOTÍCIAS - Exposição sobre Ayrton Senna no CEU
Neste sábado (24) das 10h às 17 horas, a ONG "Projetos Sociais Meu Sonho Não Tem Fim" fará uma exposição sobre a vida de Ayrton Senna no CEU Alvarenga...
20/04/2004 - NOTÍCIAS - Arthur Moreira Lima apresenta 4 concertos no final de semana
Primeiro show será sexta (23), na Praça do Patriarca, Centro, às 12h30. O pianista mostra obras de compositores como Bach e Pixinguinha sábado (24), às 18h, no CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Atlântica, em Pirituba....
13/04/2004 - NOTÍCIAS - São Paulo Independente abre espaço para 24 bandas
As bandas selecionadas são as que, à parte o tempo em que estão na luta por espaço, ajudam nessa guinada do rock em São Paulo. São grupos sem gravadora, por falta de oportunidade ou opção...



Capa |  CIDADE  |  COMUNICAÇÃO  |  CRÍTICA DA CRÍTICA  |  CULTURAL  |  ECONOMIA  |  EDUCAÇÃO  |  ENTREVISTAS  |  ERMELINO MATARAZZO  |  ESPORTES  |  GUAIANASES  |  HISTÓRIA  |  INFORMÁTICA  |  ITAIM PAULISTA  |  ITAQUERA  |  PÁGINA 1  |  POLÍTICA  |  SÃO MIGUEL  |  ÚLTIMAS
Busca em

  
55 Notícias